Mausoléu do Rock...


Kurt Cobain

Durante os últimos anos de sua vida, Kurt Cobain lutou contra o vício em heroína, doenças, depressão, fama e imagem pública, bem como as pressões ao longo da vida profissional e pessoal em torno dele próprio e de sua esposa, a cantora Courtney Love

Em 8 de abril de 1994, Cobain foi encontrado morto em sua casa em Seattle, três dias após a sua morte, vítima do que foi oficialmente considerado um suicídio por um tiro de espingarda na cabeça. As circunstâncias de sua morte, por vezes, tornam-se um tema de fascínio e debate. A vida do cantor já foi retratada de várias maneiras e diversas vezes após a sua morte, seja no cinema, em livros ou em documentários televisivos. 

A primeira delas foi em 1998, com o documentário Kurt & Courtney, em seguida, em 2005, foi produzido o filme "Últimos Dias", um filme de gênero drama que narrava de forma fictícia os últimos dias de vida de Kurt, e o documentário Kurt Cobain - Retrato de uma Ausência, lançado em 2006, que continha entrevistas de amigos, parentes e do próprio Cobain. 

Em 2006, doze anos após a sua morte, a revista Forbes listou as treze celebridades mortas que mais lucraram nos últimos doze meses do respectivo ano. O cantor ficou em primeiro lugar da lista, com ganhos estimados em cinquenta milhões de dólares.




Mary Jane Blige

Mary Jane Blige (Bronx, Nova Iorque, 11 de janeiro de 1971) é uma cantora, compositora e produtora musical norte-americana de R&B, soul e hip hop. Mary J. Blige, a Rainha do Hip-Hop soul, é um dos maiores e mais respeitados nomes da música Norte Americana. 

Mary J. começou sua carreira no inicio da década de 90, gravando seu primeiro álbum What's the 411? que estreou em primeiro lugar na Billboard 200. Desde 1992, já ganhou 9 Grammy Awards, tendo sido a única artista a ganhar na categoria Pop, Rap, R&B, e Gospel. Mary J. Blige recebeu prêmios e realizações notáveis​​, como entrar na lista da VH1 dos "100 Maiores Artistas de Todos os Tempos", na lista da Rolling Stone dos "100 Maiores Cantores de Todos os Tempos", na lista da Essence dos "50 Mais Influentes Cantores de R&B", na lista da VH1 das "100 Melhores Mulheres da Música", entre outras listagens. 

A revista Rolling Stone incluiu o álbum "My Life" na lista dos "500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos". O álbum também foi incluído na lista da Time dos "100 Maiores Álbuns de Todos os Tempos". Mary J é chamada por muitos de "Rainha do R&B" em razão do seu sucesso sem precedentes no estilo musical e a revolução que ela causou no R&B contemporâneo combinando Hip-Hop e Soul music como ninguém antes. Mary J. Blige acumulou nove álbuns número um no R&B/Hip-Hop Charts, um recorde para uma artista feminina. Mary já gravou dez multi-platinum álbuns, os quais venderam mais de 60 milhões de cópias.



B. B. King

Riley Ben King, mais conhecido como B. B. King, (Itta Bena, Mississippi, 16 de setembro de 1925 – Las Vegas, 14 de maio de 2015) foi um guitarrista de blues, compositor e cantor estado-unidense. 

O "B. B." em seu nome significa Blues Boy, seu pseudônimo como moderador na rádio W. Foi considerado, ao lado de Eric Clapton e Jimi Hendrix, um dos melhores guitarristas do mundo pela revista norte-americana Rolling Stone. 

Ao longo da sua carreira, B.B. King foi distinguido com 15 prêmios Grammy, tendo sido o criador de um estilo musical único e que faria dele um dos músicos mais respeitados e influentes de blues, tendo ganho o epíteto de Rei dos Blues. Era apreciado por seus solos, nos quais, ao contrário de muitos guitarristas, preferia usar poucas notas. Certa vez, B.B. King teria dito: "posso fazer uma nota valer por mil".



Howlin' Wolf

Chester Arthur Burnett (White Station, 10 de junho de 1910 — Hines, 10 de janeiro de 1976), mais conhecido como Howlin' Wolf foi um importante cantor, compositor e guitarrista de blues. 

Com uma voz rouca e alta e um físico avantajado, Wolf é um dos mais significativos cantores de blues clássico de Chicago. Seu estilo ligeiramente tímido contrastava com as menos crua mas ainda assim poderosas apresentações de seu astro contemporâneo Muddy Waters. Howlin' Wolf, Sonny Boy Williamson II, Little Walter e Muddy Waters são geralmente citados como os melhores músicos de blues que gravaram pela Chess Records. Em 2004, a revista Rolling Stone colocou Wolf como número 51 na sua lista de "100 Melhores artistas de todos os tempos".



Prince Rogers Nelson

Prince Rogers Nelson (Minneapolis, 7 de junho de 1958 — Chanhassen, 21 de abril de 2016) foi um cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor e dançarino norte-americano. Lançou mais de 35 discos, e sua música mistura diversos gêneros como o funk, R&B, soul, jazz, rock, pop e hip hop. 

Filho de pais músicos, Prince teve bastante contato com instrumentos desde pequeno. Já em seu primeiro disco, intitulado "For You", Prince tocou todos os instrumentos, bem como compôs a maioria das letras e produziu. Por não permitir que ninguém interferisse no seu processo criativo, Prince ganhou reputação de ser workaholic, ou seja; era obcecado pelo trabalho.

Seu álbum de maior sucesso foi Purple Rain, de 1984, que veio acompanhado de um filme de mesmo nome. Purple Rain vendeu mais de 30 milhões de cópias e ajudou a fermentar a influência de Prince na década de 80 como um dos maiores ícones da música pop norte-americana.

Em 21 de Abril de 2016, Prince foi encontrado desacordado em sua mansão em Minneapolis. Uma ligação para o serviço de emergência foi feita às 9h43 da manhã, mas os atendentes médicos não puderam reavivá-lo e Prince foi declarado morto devido a uma acidental overdose de fentanil às 10h07. A morte do músico repercutiu sobretudo no meio artístico, com homenagens de diversos artistas como Elton John, Paul McCartney e Lenny Kravitz. Seu corpo foi cremado numa cerimônia para amigos mais íntimos e parentes, e sua fortuna, estimada em 300 milhões de dólares segue sem destino certo, já que Prince não tinha mulher ou filhos, bem como não deixou testamento.



Etta James

Etta James, nascida Jamesetta Hawkins, (Los Angeles, 25 de janeiro de 1938 — Riverside, 20 de janeiro de 2012) Foi uma cantora norte-americana de blues, R&B, jazz e música gospel, vulgarmente apelidada de Miss Peaches. 

Ficou na 22ª posição entre os maiores cantores de todos os tempos, pela revista Rolling Stone, sendo a 3ª mulher mais bem colocada, ficando atrás apenas de Tina Turner (17ª) e de Aretha Franklin (1ª).  Etta James teve um sério problema de drogas e romances mal sucedidos, que interferiram em sua carreira. Posteriormente ela tem problemas com a obesidade (chegando a ter quase 200 kg), que levaram-na a fazer uma cirurgia gástrica em 2003, fazendo-a perder quase 100 kg. 

Em 2003 Etta James recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Etta fez tours pela América junto com seus dois filhos, Donto e Sametto. Em 2011, com uma participação não-creditada (porém autorizada), cantou com o rapper Flo Rida, na música Good Feeling. Cinco dias antes de fazer 74 anos, no dia 20 de Janeiro de 2012, ela finalmente sucumbiu à leucemia e a outras doenças, no Riverside Community Hospital, na cidade de Riverside, na Califórnia. Ela foi diagnosticada com a doença em janeiro de 2011. Foi sepultada no Inglewood Park Cemetery, Inglewood, Califórnia no Estados Unidos.



Yoko e Lennon

No dia 9 de novembro de 1966, John Lennon conheceu a artista plástica japonesa Yoko Ono. Yoko estava expondo em uma galeria de arte chamada Indica em Londres. Embora Yoko tivesse desde então procurado John várias vezes para pedir financiamento para outra exposição, eles mantinham um distanciamento. Somente em 1968 é que John e Yoko começaram um relacionamento amoroso. Na época, Cynthia estava viajando e quando descobriu o caso do marido pediu divórcio, alegando infidelidade.



The Who & Jimi Hendrix

The Who é uma Banda Britânica de rock surgida em 1964. A formação original era composta por Pete Townshend (guitarra), Roger Daltrey (vocais), John Entwistle (baixo) e Keith Moon (bateria). Jimi Hendrix conquistou diversos dos mais prestigiosos prêmios concedidos a artistas de rock durante sua vida, e recebeu diversos outros prêmios postumamente, incluindo sua confirmação no Hall da Fama do Rock and Roll americano, em 1992.



Stallone, Jagger, ? Ali, Arnold e Pelé

Algumas das personalidades famosas na música, esporte e cinema. Entre eles na Foto estão: Sylvester Stallone, Mick Jagger, (?), Muhammad Ali, Arnold Schwarzenegger e Pelé. Arnold Schwarzenegger nasceu em Thal, Áustria, uma pequena vila próxima à capital da Estíria, Graz. No Brasil, Pelé é saudado como um herói nacional por suas realizações e contribuições ao futebol. Mick Jagger não foi um sucesso imediato como vocalista dos The Rolling Stones. Muhammad Ali tem a doença de Parkinson, diagnosticada no início da década de 1980. Sylvester Stallone ganhou fama mundial com o seu papel de protagonista no grande sucesso Rocky (1976).



Músicos mais Ricos 

O jornal Britânico de domingo The Sunday Times publicou uma lista com as 50 personalidades musicais mais ricas da atualidade. Nessa lista encontram-se cantores, guitarristas, bateristas  produtores, diretores e presidentes de gravadoras. Dentre os mais conhecidos, Sir Paul McCartney figura a 5ª posição, com 475 milhões de libras. O mais rico é o presidente da Warner Music Group, Edgar Bronfman, que acumula nada menos que 1,640 bilhões de libras, o que dá 4 bilhões, 362 milhões e 400 mil reais. É muito dinheiro mesmo!



The Doors

As origens dos The Doors surgem de um encontro ao acaso entre dois estudantes da escola cinematográfica UCLA, Jim Morrison e Ray Manzarek, em Venice Beach, Califórnia em Julho de 1965. Morrison disse então a Manzarek que andava a escrever canções e, a pedido de Manzarek, cantou "Moonlight Drive". Impressionado pelas letras de Morrison, Manzarek sugeriu que formassem uma Banda.





Venom

Venom é uma Banda Inglesa de metal, formada em 1979. O Venom nasceu da NWOBHM, influenciou o thrash metal e o death metal, além de dar origem ao estilo Black metal com o álbum e a canção de mesmo nome, de 1982. Uma influência seminal para a evolução do thrash e Black metal, o Venom se formou no final dos anos 70 em Newcastle, Inglaterra

Originalmente um quinteto chamado Oberon, eles finalmente reduziram sua formação para um trio contendo o vocalista/baixista Conrad “Cronos” Lant, guitarrista Jeff “Mantas” Dunn, e baterista Tony “Abaddon” Bray. Influenciado pela intensidade pesada do Motörhead e pelo visual vistoso do KISS, o recentemente renomeado Venom desenvolveu um som negro e cruel que pavimentou o caminho para o vindouro levante da música thrash.



Paul Stanley

Stanley Harvey Eisen - Mais conhecido como Paul Stanley - É o Guitarrista e vocalista do grupo KISS. Por quase quarenta anos, Paul Stanley reina absoluto como um dos “frontman” mais famosos da história do rock and roll. 

Ele é o principal compositor, a força motriz e a incansável voz do KISS, uma das mais influentes e bem sucedidas bandas já nascidas em solo norte-americano. Usando muito rebolado, glamour e peso na guitarra, Stanley escreveu sozinho hino que nos fazem viajar, como “Love Gun”, “God of Thunder” e “Black Diamond”. Ele foi à garganta de ouro que acelerou “Detroit Rock City”, o carismático rapaz elegante por trás de “I Was Made For Lovin’ You” e, sem a maquiagem, foi o trovador que trouxe vida para baladas como “Reason to Live”, “Forever” e “Every Time I Look At You



Nirvana

Durante os primeiros meses, a Banda passou por uma série de nomes, começando como Skid Row e depois Pen Cap Chew, Bliss e Ted Ed Fred. O grupo finalmente estabeleceu-se como Nirvana, que Cobain disse que foi escolhido porque "eu queria um nome que fosse uma espécie de bonito ou agradável e bonito em vez de um nome punk rock mesquinho, obsceno como Angry Samoans“. Com Novoselic e Cobain tendo-se mudado para Tacoma e Olympia, respectivamente, os dois perderam contacto temporariamente com Burckhard. Os dois, como alternativa, ensaiavam com Dale Crover do Melvins, e Nirvana gravava as suas primeiras demos em janeiro de 1988.



Neil Peart

Neil Ellwood Peart é Baterista da Banda canadense de rock progressivo Rush e escritor. Peart recebeu inúmeras premiações por suas performances musicais é conhecido por sua agilidade, proficiência e energia. É uma unanimidade entre a lista dos melhores bateristas de rock de todos os tempos, e considerado por vários críticos e músicos o melhor da atualidade. 

Durante a adolescência, ele vagou de Banda regional em banda regional e eventualmente acabou largando os estudos para dedicar-se em tempo integral à sua carreira de baterista. Após uma temporada desencorajadora na Inglaterra, Neil Peart retornou para casa, onde entrou na banda regional de Toronto, Rush, no verão de 1974.



Rock and Roll

O Rock and Roll é um estilo de musicalidade que nos surgiu Estados Unidos no final dos anos 40 e início dos anos 50, com raízes na música country, blues, R&B e música gospel e rapidamente se espalhou para o resto do mundo. O instrumento mais comum neste estilo é a Guitarra. Sempre presente nas bandas, podendo ser um único instrumentista ou dois com funções diferenciadas (guitarrista base e solo). 

Normalmente as bandas além do instrumento predominante, a guitarra, são formadas por um: contrabaixo (após 1950, um baixo elétrico) e uma bateria. Nos primórdios do rock and roll também se utilizava o piano ou o saxofone frequentemente como instrumentos bases, mas estes foram substituídos ou suplantados geralmente pela guitarra a partir da metade dos anos 1950.



Marilyn Monroe

O nome de batismo de Marilyn Monroe era Norma Jeane Mortenson. Ela nasceu no County Hospital em Los Angeles. Ela não conheceu seu pai biológico, fato que a deixava muito abalada. Muitos biógrafos acreditam que o pai biológico de Marilyn era Charles Stanley Gifford, um agente de vendas do estúdio RKO, onde Gladys Pearl Monroe, a mãe de Marilyn, trabalhava. Ela era editora de filmes, mas graves problemas psicológicos a impediram de permanecer no emprego e ela foi internada em um hospício.



Kiss

Em 1974 lançaram seu primeiro álbum intitulado apenas Kiss com um toque de humor, sensualidade e provocação que caracterizam a maioria das faixas do disco. Recheado de clássicos, que a Banda tocou por toda a carreira. Para promover o disco, a gravadora realiza um concurso inspirado no mesmo que deu nome a banda. Ao som de "Kissin´ Time", um dos temas do disco, premiaria o casal que permanecesse mais tempo se beijando. 

O primeiro disco não chegou a ser um sucesso, assim como o segundo, mas este já obteve mais aceitação por parte do público, Hotter Than Hell, lançado no mesmo ano um disco mais pesado com uma sonoridade mais agressiva. Na contracapa surge uma foto de Paul Stanley fazendo sexo ao luar com uma prostituta, outra de Peter Criss também realizando a mesma ação e de Gene Simmons com uma taça de vinho, inferindo um banquete. Durante os shows várias características ficariam marcadas, como as danças sensuais, pulos balançar dos longos cabelos. 

O Kiss era uma Banda destinada apenas em divertir as pessoas, falavam de amor, sexo, festa e rock'n roll em suas músicas, mas mesmo assim adotaria atitudes que serviam de contestação como quebrar instrumentos e balançar a cabeça, coisas já feitas por outras artistas. Mas a Banda também criou atitudes que se tornaram as mais esperadas durante os shows. Além de movimentar vorazmente a sua língua para provocar o público, Gene Simmons praticaria números de cospe-fogo e cospe-sangue e voa no meio dos shows.



42 Anos sem Jimi Hendrix

Jimi Hendrix morreu em Londres nas primeiras horas de 18 de Setembro de 1970, em circunstâncias que nunca foram completamente explicadas. Havia passado parte da noite anterior numa festa, onde a namorada Monika Dannemann o havia buscado, e ambos seguiram para o Hotel Samarkand, no número 22 da Lansdowne Crescent, em Notting Hill. Estimativas indicam que ele teria morrido pouco tempo depois.



Elvis no Exército...

Em 1958, Elvis Presley foi para o exército, uma convocação real, facilmente descartável, porém aproveitada comercialmente por seu empresário para expandir sua faixa de público. Transferido, permaneceu na Alemanha de outubro de 1958 até março de 1960. Em 14 de agosto de 1958, o falecimento de sua mãe Gladys Presley transformar-se-ia no marco mais dramático de sua vida. Elvis jamais voltaria a ser o mesmo no quesito pessoal.



Bob Marley

O trabalho de Bob Marley foi amplamente responsável pela aceitação cultural da música reggae fora da Jamaica. Ele assinou com o selo Island Records, de Chris Blackwell, em 1971, na época uma gravadora bem influente e inovadora. Foi ali, com "No Woman, No Cry" em 1975, que ele ganhou fama mundial.



Beatles & Ali

Diversas estações de rádio nova-iorquinas já começavam a tocar "I Want to Hold Your Hand" na sua programação. A resposta positiva para a gravação que havia começado em Washington duplicou em Nova Iorque e rapidamente se espalhou a outros mercados. 

A gravação vendeu um milhão de cópias em apenas dez dias, e a revista Cashbox certificou-a como número um. Era o momento dos Beatles irem aos Estados Unidos. Muhammad Ali tem a doença de Parkinson, diagnosticada no início da década de 1980. Em 2010, Ali foi a Israel para tratar a doença. O trabalho é feito com células tronco adultas. Os testes até então realizados com ratos tiveram sucesso, mas sua eficácia em seres humanos ainda será testada. Em 2001, Will Smith interpretou Muhammad Ali no filme Ali.



Amy Lee

Amy Lynn Hartzler, popularmente conhecida apenas como Amy Lee - É uma cantora, compositora e musicista americana, além de cofundadora da banda de metal alternativo Evanescence. Ela cita influências musicais que vão desde músicos clássicos como Mozart aos modernos como Björk, Tori Amos, Danny Elfman e Plumb. 

Lee participou de vários projetos paralelos musicais sem o Evanescence, ela fez participações e colaborações com as bandas Korn e Seether e com o integrante do Evanescence David Hodges, recentemente lançou a canção "Halfway Down the Stairs" para o álbum tributo aos Muppets. Lee é representante internacional da campanha Out of the Shadows, que cuida de pessoas com epilepsia. A revista americana Revolver a elegeu como a vocalista mais gostosa do hard rock. Em 2012, ficou na 49ª colocação no ranking das 100 maiores mulheres do mundo da música realizado pelo VH1.



Serj Tankian

Serj Adam Tankian é vocalista, compositor e tecladista da banda System of a Down, além de realizar diversos trabalhos paralelos. Nasceu no Líbano e é descendente de armênios. Todos os quatro avós de Serj eram armênios. Durante o genocídio armênio (perpetrado pela Turquia em 1915), eles tiveram de refugiar-se no Líbano. Em 1975, foi com sua família para os Estados Unidos, devido aos problemas políticos e econômicos no Líbano.



John Lennon

John Lennon ganhou notoriedade mundial como um dos fundadores do grupo de rock britânico The Beatles. Na época da existência dos Beatles, John Lennon formou com Paul McCartney o que seria uma das melhores e mais famosas duplas de compositores de todos os tempos, a dupla Lennon/McCartney. John Lennon foi casado com Cynthia Powell, e com ela teve o filho Julian. Em 1966, conheceu a artista plástica japonesa Yoko Ono. Em 1968, Lennon e Yoko produziram um álbum experimental, Unfinished Music No. 1: Two Virgins, que causou controvérsia por apresentar o casal nu, de frente e de costas, na capa e contracapa.



Tim Maia

Tim Maia nome artístico de Sebastião Rodrigues Maia - foi um cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista Brasileiro, responsável pela introdução do estilo soul na música popular brasileira e reconhecido mundialmente como um dos maiores ícones da música no Brasil. 

Suas músicas eram marcadas pela rouquidão de sua voz, sempre grave e carregada, conquistando grande vendagem e consagrando muitos sucessos. Sem condições de realizar uma apresentação no Teatro Municipal de Niterói, saiu em uma ambulância e, após duas paradas cardiorrespiratórias, faleceu em 15 de março de 1998. É amplo seu legado à história da música brasileira, e sua obra veio a influenciar diversos artistas, como seu sobrinho Ed Motta. A revista Rolling Stone classificou Tim como o 9º maior artista da música brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário