TOP 10 Melhor Voz Feminina


Etta James, nascida Jamesetta Hawkins, (Los Angeles, 25 de janeiro de 1938 — Riverside, 20 de janeiro de 2012) foi uma cantora norte-americana de blues, R&B, jazz e música gospel, vulgarmente apelidada de Miss Peaches. Ficou na 22ª posição entre os maiores cantores de todos os tempos, pela revista Rolling Stone, sendo a 3ª mulher mais bem colocada, ficando atrás apenas de Tina Turner (17ª) e de Aretha Franklin (1ª).

Etta James teve um sério problema de drogas e romances mal sucedidos, que interferiram em sua carreira. Posteriormente ela teve problemas com a obesidade (chegando a ter quase 200 kg), que levaram-na a fazer uma cirurgia gástrica em 2003, fazendo-a perder quase 100kgs. Em 2003 Etta James recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Etta fez tours pela América junto com seus dois filhos, Donto e Sametto. Cinco dias antes de fazer 74 anos, no dia 20 de Janeiro de 2012, ela sucumbiu à leucemia e a outras doenças, no Riverside Community Hospital, na cidade de Riverside, na Califórnia. Ela foi diagnosticada com a doença em janeiro de 2011. Foi sepultada no Inglewood Park Cemetery, Inglewood, Califórnia no Estados Unidos.

Coube a honra á cantora norte-americana Etta James o 1º Lugar no Ranking do Zaca como a Melhor Voz Feminina de todos os tempos.


Maria Callas (Nova Iorque, 2 de dezembro de 1923 — Paris, 16 de setembro de 1977) foi uma cantora lírica norte-americana de ascendência grega, considerada a mais renomadas e influente cantora de ópera do século XX e a maior Soprano de todos os tempos. Apesar de também famosa pela sua vida pessoal, o seu legado mais duradouro deve-se ao impulso a um novo estilo de atuação nas produções operísticas, à raridade e distintividade de seu tipo de voz e ao resgate de óperas há muito esquecidas do bel canto, estreladas por ela.

Maria Callas foi a mais controversa e possivelmente a mais dedicada intérprete lírica. Com uma voz de considerável alcance, Callas encantou nos teatros mundiais de maior destaque. Esta intérprete, senhora de raros dotes vocais e interpretativos, revolucionou o mundo da Ópera, trazendo-a novamente às origens. Para Maria Callas a expressão vocal era primordial, em detrimento dos exageros vocais injustificados - tudo na Ópera tem que fazer sentido visando a dar ao público algo que o mova, algo credível. Esta foi a mais destacada e famosa cantora lírica, e fez jus à sua fama, pois interpretou várias dezenas de Óperas de diversíssimos estilos. Callas perpetuou-se em papéis como Medea, Norma, Tosca, Violetta, Lucia, Gioconda, Amina, entre outros, continuando, nestes papéis, a não existir nenhuma artista que lhe faça sombra.

Poucos sopranos podem rivalizar com Callas no que diz respeito à capacidade de despertar reações intensas entre seus admiradores e detratores. Elevada à categoria de "mito" e conhecida mesmo fora do círculo de amantes de ópera, ela criou em torno de si uma legião de entusiastas capazes de defender a todo custo os méritos da cantora. Apesar da mútua amizade, as disputas entre seus fãs e os de Renata Tebaldi tornaram-se célebres, chegando mesmo em alguns casos às vias de fato. Cantou em público pela última vez a 11 de novembro de 1974 no Japão. Onassis, então casado com Mrs. Kennedy, tem sérios problemas de saúde e vem a falecer em 16 de setembro de 1977, ela simplesmente deixa de existir, pouco antes de completar 54 anos, no seu apartamento em Paris em decorrência de um ataque cardíaco. Suas cinzas são jogadas no Mar Egeu, como era de sua vontade.

A cantora Lírica norte-americana Maria Callas figura em 2º Lugar no Ranking do Zaca como a Melhor Voz Feminina de todos os tempos.


Janis Lyn Joplin (Port Arthur, 19 de Janeiro de 1943 — Los Angeles, 4 de Outubro de 1970) foi uma cantora e compositora norte-americana. Considerada a "Rainha do Rock and Roll", "a maior cantora de rock dos anos 1960" e "a maior cantora de blues e soul da sua geração", ela alcançou proeminência no fim dos anos 1960 como vocalista da Big Brother and the Holding Company e, posteriormente, como artista solo, acompanhada de suas bandas de suporte: a Kozmic Blues e a Full Tilt Boogie.

Influenciada por grandes nomes do jazz e do blues, como Aretha Franklin, Billie Holiday, Etta James, Tina Turner, Big Mama Thornton, Odetta, Leadbelly e Bessie Smith, Janis fez, de sua voz, a sua característica mais marcante, tornando-se um dos ícones do rock psicodélico e dos anos 1960. Todavia, problemas com drogas e álcool encurtaram sua carreira. Morta em 1970 devido a uma overdose de heroína, Janis lançou apenas quatro álbuns: "Big Brother and the Holding Company" (1967), "Cheap Thrills" (1968), "I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama!" (1969) e o póstumo "Pearl" (1971), que foi o último álbum com participação direta da cantora. Ficou na 28ª posição entre os maiores cantores de todos os tempos, pela revista Rolling Stone.

A cantora de Blues norte-americana Janis Joplin figura em 3º Lugar no Ranking do Zaca como a Melhor Voz Feminina de todos os tempos.


Anna Mae Bullock (Nutbush, 26 de novembro de 1939), conhecida pelo nome artístico de Tina Turner, é uma cantora, dançarina e atriz nascida nos Estados Unidos e, desde 2013, de cidadania suíça, cuja carreira começou há mais de cinquenta anos. Embora, Turner tenha começado a sua carreira musical, em meados dos anos 1950, só ganhou notoriedade a partir de 1960, quando se tornou membro da dupla Ike & Tina Turner, emplacando hits, como "A Fool in Love", "River Deep - Mountain High" (1986), "Proud Mary" (1971) e "Nutbush City Limits" (1973).

Em sua autobiografia, "I, Tina", publicada em 1986, Turner revelou os abusos domésticos sofridos, de seu então marido, Ike Turner. Após o seu divórcio em 1978 e de praticamente ter desaparecido da cena musical, ela conseguiu reconstruir a sua carreira através de performances ao vivo, marcadas pela sua enérgica presença de palco e seus poderosos vocais. O seu retorno ao cenário musical se deu com o lançamento do single "Let's Stay Together" (1983), seguido pelo lançamento do seu quinto álbum solo de estúdio, "Private Dancer" (1984), que se tornou um sucesso mundial. O single de maior sucesso do álbum, "What's Love Got to Do with It", foi usado como título do filme baseado em sua autobiografia. A sua carreira musical, também a levou a vários papéis de destaque no cinema, como no filme "Tommy" (1975) e uma aparição no filme Mad Max Beyond Thunderdome (1985).

Uma das artistas mais populares do mundo, Turner é considerada "A Rainha do rock 'n roll", sendo a artista feminina mais bem-sucedida nesse gênero, tendo vencido 8 Grammy Awards e vendido mais de 200 milhões de cópias no mundo todo. Também, é uma das artistas que mais arrecadou em bilheterias por suas turnês na história. A revista Rolling Stones classificou, Tina Turner, como uma das "10 Maiores Artistas de Todos os Tempos". 

A cantora de Pop Rock norte-americana Tina Turner figura em 4º Lugar no Ranking do Zaca como a Melhor Voz Feminina de todos os tempos.


Aretha Louise Franklin (Memphis, 25 de março de 1942) é uma cantora norte-americana de gospel, R&B e soul que virou ícone da música negra. Foi considerada a maior cantora de todos os tempos pela revista Rolling Stone e, pela mesma revista, a nona maior artista da música de todos os tempos.

Nascida em Memphis, criada em Detroit, Michigan, Aretha tornou-se a primeira mulher a fazer parte do Rock & Roll Hall of Fame em 3 de janeiro de 1987. Recebeu os apelidos de "Rainha do Soul" ou "Dama do Soul". Reconhecida por suas habilidades na música soul e R&B, também é uma adepta de jazz, rock, blues, pop e até mesmo ópera. Ela é geralmente reconhecida como uma das melhores vocalistas da história da música por publicações de porte da revista Rolling Stone e do canal de televisão VH1. É a cantora a possuir mais prêmios Grammy na história, atrás apenas de Alison Krauss. Aretha possui dezoito prêmios competitivos e três honorários. Apesar de todo o sucesso, Franklin possui apenas dois singles que foram para o primeiro lugar na lista dos mais vendidos dos Estados Unidos segundo a revista Billboard: "Respect", na década de 1960 (sua canção mais conhecida) e "I Knew You Were Waiting (For Me)", um dueto com George Michael. No entanto, vários singles dela já apareceram entre os 20 mais vendidos na lista daquela publicação.

A cantora de Jazz e Gospel norte-americana Aretha Franklin figura em 5º Lugar no Ranking do Zaca como a Melhor Voz Feminina de todos os tempos.


Whitney Elizabeth Houston (Newark, 9 de agosto de 1963 — Beverly Hills, 11 de fevereiro de 2012) foi uma cantora norte-americana de R&B, pop, gospel, além de atriz e modelo. Whitney Houston é a artista feminina mais premiada de todos os tempos, segundo o Guinness World Records, e sua lista de prêmios incluem dois Emmy Awards, 7 Grammy Awards, trinta e um Billboard Music Awards, 22 American Music Awards, num um total de 425 prêmios conquistados em sua carreira até 2013. Houston também foi uma das artistas mais bem sucedidas do mundo da música, tendo vendido mais de 200 milhões de cópias em todo o mundo. 

Inspirada por vários cantores de soul de destaque em sua família, incluindo a mãe, Cissy Houston, as primas Dionne Warwick e Dee Dee Warwick, bem como sua madrinha, Aretha Franklin, Houston começou a cantar com o coral gospel júnior Igreja de Nova Jersey aos 11 anos de idade. Depois que ela começou a atuar ao lado de sua mãe em casas noturnas na cidade de Nova York, ela foi descoberta por Clive Davis, empresário da Arista Records. Até o presente, Houston lançou seis álbuns de estúdio e três álbuns de trilha sonora, todos eles certificados com diamante, multiplatina, platina e ouro pela Recording Industry Association of America.

A cantora de Pop/Gospel norte-americana Whitney Houston figura em 6º Lugar no Ranking do Zaca como a Melhor Voz Feminina de todos os tempos.


Montserrat Caballé i Folc (Barcelona, 12 de abril de 1933) é uma famosa cantora lírica catalã com voz de soprano,considerada uma das maiores cantoras líricas de todos os tempos.  Em 1992 cantou na abertura dos jogos olímpicos de Barcelona, sem a presença de Freddie Mercury, que faleceu no ano anterior ao evento, mas ela fez um dueto virtual com este, fato que a emocionou muito. Este dueto virtual se repetiu em 1999, antes da final da UEFA Champions League, entre Manchester United e Bayern de Munique, que foi vencida pela equipe inglesa de Manchester. 

Ela fez um tributo a Freddie Mercury cantando Bohemian Rhapsody junto a outro grande vocalista de heavy metal, Bruce Dickinson, vocalista da banda Iron Maiden, considerado por muitos como um dos melhores vocalistas de todos os tempos. Essa versão é uma versão mais operística, por parte de Montserrat, e forte, por causa de Dickinson, que interpretou muito bem a música. Esse tributo pode ser encontrado no álbum "Montserrat Friends for Life". Atualmente vive em Barcelona, a sua cidade natal.

A cantora Lírica Catalã Montserrat Caballé figura em 7º Lugar no Ranking do Zaca como a Melhor Voz Feminina de todos os tempos.


Amy Jade Winehouse (Londres, 14 de setembro de 1983 — Londres, 23 de julho de 2011) foi uma cantora e compositora britânica conhecida por seu poderoso e profundo contralto vocal e sua mistura eclética de gêneros musicais, incluindo soul, jazz e R&B. Ingressou na carreira musical ainda na adolescência, apresentando-se em pequenos clubes de jazz em Londres. No fim de 1999, assinou o seu primeiro contrato com uma editora discográfica, a EMI Music, mas, após ter sido descoberta por Darcus Breeze, em 2001, assinou contrato com a Island Records.

Considerada a desencadeadora da nova Invasão Britânica, Amy Winehouse é referida como a revolucionária da música soul pela crítica especialista. Ela é citada como influência musical por vários cantores, incluindo Adele, Duffy, Bruno Mars, Lady Gaga e Sam Smith, e foi a intérprete que mais vendeu em nível digital no Reino Unido, em 2007. Ao longo de 2007, acumulou uma renda estimada em dez milhões de libras e foi posicionada no número dez na "Lista dos Ricos" do jornal inglês Sunday Times, em 2008. No mesmo ano, foi eleita a "heroína suprema" dos britânicos pelo canal de televisão Sky News, com base em uma pesquisa realizada entre pessoas com menos de 25 anos de idade e na lista elaborada pela revista Veja, em 2009, das cantoras internacionais que mais venderam em solo brasileiro no ano anterior, ficou na primeira posição com mais de quinhentos mil álbuns vendidos, o que fez dela uma das recordistas de vendas no país.

Ao longo de sua carreira, Winehouse vendeu um número estimado de trinta milhões de CDs e DVDs em todo o mundo, tornando-se uma das artistas que mais venderam em nível global. As suas conquistas incluem três prêmios Ivor Novello Awards e um total de 6 Grammy Awards. No entanto, apesar de bem-sucedida, a sua carreira foi muitas vezes ofuscada por seus problemas pessoais, principalmente pelo seu casamento conturbado com o ex-assistente de vídeo Blake Fielder-Civil, uma vez que as brigas do casal foram diariamente comentadas pela imprensa. Além disso, o seu envolvimento com álcool e drogas e a sua luta para superá-lo também prejudicaram a sua imagem pública.

A cantora de Jazz/Soul britânica Amy Winehouse figura em 8º Lugar no Ranking do Zaca como a Melhor Voz Feminina de todos os tempos.


Gladys Knight (nascida como Gladys Maria Knight em 28 de maio de 1944) é uma cantora americana de soul e R&B. Fez muito sucesso na segunda metade do século XX com sua banda Gladys Knight & the Pips, que continha em sua formação o irmão e os primos da cantora (Merald "Bubba" Knight; Edward Patten e William Guest), respectivamente. Era tia da cantora Aaliyah. Gladys é conhecida também por, Empress of Soul, Imperatriz do Soul, em português. É membro d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons).

A cantora de R&B/Soul norte-americana Gladys Knight figura em 9º Lugar no Ranking do Zaca como a Melhor Voz Feminina de todos os tempos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário