24 agosto 2013

Flores Raras - Filme


Flores raras é um filme de drama brasileiro de 2013, dirigido por Bruno Barreto lançado em 2013. Conforme o diretor, por se tratar de um romance gay, teve seu patrocínio dificultado.

Sinopse: Ambientado no Brasil dos anos 50, o filme contará a história do relacionamento entre a poeta norte‐americana Elizabeth Bishop e a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares. Extremamente rico e, ao mesmo tempo, bastante conturbado, esse relacionamento rendeu frutos que são marcos artísticos universais: de um lado, a poética de Bishop, cujo auge ocorre exatamente no período brasileiro da poeta; de outro, a idealização e construção do Aterro do Flamengo, obra arquitetônica mundialmente conhecida, nascida do gênio delirante de Lota. Ao mesmo tempo, o filme será um passeio pela vida política, privada e pela história brasileira do (Rio de Janeiro), na década de 50.

Elizabeth Bishop

Elizabeth Bishop (Worcester, 8 de fevereiro de 1911 - 6 de outubro de 1979) foi uma autora americana, considerada um das mais importantes poetisas do século XX a escrever na língua inglesa.

O Brasil marcou sua vida como temática de numerosos poemas, contos e cartas, e, como afirma a obra «Brasiliana da Biblioteca Nacional», de 2001, em sua página 107, «como vivência afetiva, pautada sobretudo pela longa relação amorosa com Lota de Macedo Soares.» Tal amizade lhe daria estabilidade e amor e estabeleceu residência no Rio de Janeiro, depois nos arredores, em Petrópolis e mais tarde em Ouro Preto.

Gastava meses, por vezes anos, escrevendo um poema apenas, trabalhando para obter um sentido de espontaneidade. Apaixonada pela exatidão, recriou os mundos do Canadá, América, Europa e Brasil. Não admitia ter pena de si mesma, mas seus poemas mal escondem todas as dificuldades como mulher, como lésbica, como órfã, como viajante sem raízes, ou asmática frequentemente hospitalizada, mulher que sofria de depressão e por vezes alcoolismo. Faleceu em 06 de outubro de 1979 aos 68 anos. Encontra-se sepultada no Hope Cemetery, Worcester Massachusetts no Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário