23 setembro 2017

Sybil - Meus Livros


Sybil
Flora Rheta Schreiber

Sybil é um livro escrito pela jornalista estadunidense Flora Rheta Schreiber e publicado em 1973. O livro trata sobre uma mulher chamada Shirley Ardell Mason, nascida em 25 de janeiro de 1923 na cidade de Dodge Center, no estado de Minnesota. Sua história é o mais famoso caso de personalidade múltipla já registrado. Um filme foi feito em 1976, baseado no livro, estrelado por Sally Field como a personagem-título, e Joanne Woodward como a terapeuta, Dra. Cornelia B. Wilbur.

De acordo com as pessoas que conheciam a família Mason, em Dodge Center, Minnesota, a mãe tinha um comportamento estranho e controlava constantemente a filha. O pai e a avó eram bons com ela, mas não podiam fazer nada em relação ao abuso da mãe.
No início dos anos 1950, Shirley era uma professora substituta e uma estudante da Universidade de Columbia. Ela teve lapsos de memória e instabilidades emocionais durante um longo tempo, tendo finalmente iniciado um tratamento de psicoterapia com a Dra. Wilbur, uma psicanalista freudiana. Suas sessões de terapia são a base do livro.

Principais personalidades

Sybil: professora substituta de escola secundária, que experimenta frequentemente "lapsos de tempo".

Peggy Lou e Peggy Ann: ambas com mais ou menos 9 anos, as Peggys aparentemente originaram-se como uma só personalidade, "Peggy Louisiana" (o nome que a mãe de Sybil queria inicialmente dar à filha). Peggy Lou é forte e descarada, Peggy Ann quase sempre amedrontada. Ambas falam de forma incoerente e repetem frases constantemente. Peggy Lou quebra copos quando está transtornada.

Vicky: apropriada e formal à falha. Vicky fala francês fluente e está ciente de tudo o que acontece com as outras personalidades (no filme, Vicky falava um francês estereotipado da escola secundária, mas acreditava que falava-o bem).

Vanessa: uma bela pianista artística. No filme, ela é amiga de Richard, um homem do apartamento vizinho (Essa personagem foi criada para o filme).

Marcia: a personalidade depressiva e suicida de Sybil. Marcia tenta em vão se matar, embora saiba que matar o corpo resultará na morte de todas as personalidades.

Ruthie: uma criança de 2 ou 3 anos que aprecia desenhos a crayon.


Flora Rheta Schreiber (24 de abril de 1918 — 3 de novembro de 1988) foi uma jornalista norte-americana e autora do Best Sellers Sybil (1973), a história de uma mulher (identificada anos depois como Shirley Ardell Mason), que sofria de transtorno dissociativo de identidade e teve 16 personalidades diferentes.

Schreiber foi uma instrutora de inglês na John Jay College of Criminal Justice por muitos anos. Mais tarde ela escreveu The Shoemaker, um livro que documenta a história verídica de um assassino em massa, que sofria de esquizofrenia.

Os papéis de Schreiber estão alojados no Lloyd Sealy Library Special Collections da Biblioteca John Jay College. A coleção é uma documentação completa de sua vida e carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário