28 julho 2013

A Última Estação - Filme


Sinopse: 

Em 1910, último ano de vida de Leon Tolstói, seus discípulos chamados de "Tolstoianos" e liderados por Vladimir Chertkov, se organizam contra a esposa do escritor, Sophia, para assumirem o controle da obra do marido dela. Chertkov está em prisão domiciliar e contrata Valentin Fedorovich Bulgakov para trabalhar como secretário de Tolstói na propriedade rural dele em Yasnaya Polyana, ao mesmo tempo que lhe ordena informar sobre os acontecimentos envolvendo o escritor e a esposa. 

Bulgakov descobre que o casamento de 48 anos está em crise, pois Tolstói deseja para seus últimos dias ideais mais românticos e espirituais (ele rejeita o conceito de propriedade privada, por exemplo, e despreza a aristocracia e a religião) enquanto a esposa luta para continuar com o padrão de vida do casal, mantendo a enorme casa e os muitos empregados.

Bulgakov acredita nos ideais propagados pelos discípulos de Tolstói e com isso se mantivera casto mas, ao conhecer o escritor em pessoa e também Masha, uma mulher que também pertence aos Tolstoianos e trabalha na grande propriedade, ele começa a compreender o que seria o verdadeiro significado das palavras do escritor.

Christopher Plummer é Tolstói

Arthur Christopher Orme Plummer (Toronto, 13 de dezembro de 1929) mais conhecido como Christopher Plummer é um ator canadense. Atua tanto na televisão como no cinema e no teatro. Em 2012, aos 82 anos, ganhou o seu primeiro Oscar, pelo filme Toda Forma de Amor, tornando-se, assim, o ator mais velho a receber o prêmio.

Helen Mirren é Sophia Tolstoya

Dame Helen Lydia Mirren, (nascida Mironoff; Londres, 26 de julho de 1945), é uma atriz britânica. Mirren ganhou um Óscar, quatro (BAFTA), três Golden Globe, quatro Prêmios Emmy e dois Prêmios de Melhor Atriz do (Festival de Cannes). Em 2003, ela recebeu o título de Dama por serviços prestados as artes cênicas em uma cerimônia no Palácio de Buckingham.

O Escritor Russo Liev Tolstói

Lev Nikolayevich Tolstoi, mais conhecido em português como (Liev Tolstói) (Yasnaya Polyana, 9 de setembro de 1828 — Astapovo, 20 de novembro de 1910) foi um escritor russo. Além de sua fama como escritor, Tolstoi ficou famoso por tornar-se, na velhice, um pacifista, cujos textos e ideias contrastavam com as igrejas e governos, pregando uma vida simples e em proximidade à natureza. 

Junto a Dostoiévski, Turgueniev, Gorki e Tchecov, Tolstói foi um dos grandes mestres da literatura russa do século XIX. Suas obras mais famosas são (Guerra e Paz), sobre as campanhas de Napoleão na Rússia, e Anna Karenina, onde denuncia o ambiente hipócrita da época e realiza um dos retratos femininos mais profundos e sugestivos da Literatura. Morreu aos 82 anos, de pneumonia, durante uma fuga de sua casa, buscando viver uma vida simples.


Minha nota para este Filme é ( 8 )

Recebeu ( 2 ) Indicações da Academia do Oscar
Recebeu ( 2 ) Indicações ao Globo de Ouro

OBs. Helen Mirren venceu como melhor atriz no Festival Internacional de Filmes de Roma

Nenhum comentário:

Postar um comentário