22 fevereiro 2014

Casablanca - Filme


Casablanca


Considerado como um dos maiores filmes da história do cinema americano, ganhou vários Oscar da Academia, incluindo o de melhor filme em 1943 . Casablanca teve uma grande estréia, mas não espetacular, entretanto, ganhou popularidade com o passar do tempo e esteve sempre nas listas dos dez melhores filmes. A crítica elogiou a performance carismática de Bogart e Bergman e a química entre eles, junto à profundidade das caracterizações , a intensidade da direção , a sagacidade do roteiro e do impacto emocional do trabalho como um todo.


As estrelas Humphrey Bogart no papel de Rick Blaine e Ingrid Bergman como Ilsa Lund. O desenvolvimento do filme centra-se sobre o conflito de Rick, nas palavras de um personagem, o amor e a virtude: Rick deve escolher entre sua amada Ilsa fazendo a coisa certa. Seu dilema é ajudar ou não Ilsa a escapar de Casablanca com seu marido Victor Lazlo, um dos líderes da resistência Tcheca, de modo que ele possa continuar sua luta contra os nazistas.


Sinopse...

Durante a Segunda Guerra Mundial, Rick Blaine (Humphrey Bogart), um americano amargo e cínico , expatriado de causas desconhecidas, administra a casa noturna mais popular em Casablanca (Marrocos), o "Café de Rick" . Este também é uma casa de apostas que atrai uma clientela diversificada: as pessoas da França de Vichy , os funcionários da Alemanha Nazi, refugiados , políticos e ladrões. Enquanto Rick diz ser neutro em todos os campos, mais tarde revelou seu envolvimento no tráfico ilegal de armas para a Etiópia , que teria como objetivo combater a Invasão italiana de 1935 e a Guerra Civil Espanhola junto a Segunda República Espanhola.


Ingrid Bergman (Estocolmo, 29 de Agosto de 1915 — Londres, 29 de Agosto de 1982) foi uma premiada atriz sueca. Bergman foi três vezes premiada com o Óscar, sendo duas como Melhor Atriz (principal) e uma como Melhor Atriz (coadjuvante/secundária). O primeiro Óscar veio em 1944 com "À Meia-Luz", o segundo em 1956 com "Anastácia, a Princesa Esquecida", e o terceiro em 1974 como uma solteirona retraída em "Assassinato no Orient Express". Participou em numerosos filmes, incluindo clássicos do cinema americano, como "Casablanca", ou do italiano, como Stromboli. Morreu no dia do seu aniversário, com 67 anos, depois de lutar seis anos contra um câncer nos seios e de fazer duas mastectomias.


Humphrey DeForest Bogart (Nova Iorque, 25 de dezembro de 1899 — Hollywood, 14 de janeiro de 1957). Foi um ator de cinema e teatro dos Estados Unidos, eleito pelo American Film Institute como a maior estrela masculina do cinema norte-americano de todos os tempos. Conhecido pelo público como Bogey, é considerado um dos grandes mitos do cinema e ganhou o Oscar de melhor ator de 1951 por seu papel em "Uma Aventura na África". Morreu em 1957 vítima de câncer. Dentre seus filmes de maior sucesso estão "Relíquia Macabra", O Tesouro de Sierra Madre e "Casablanca".



Elenco...

Humphrey Bogart … Richard Blane
Ingrid Bergman … Ilsa Lund Laszlo
Paul Henreid … Victor Laszlo
Claude Rains … capitão Louis Renault
Conrad Veidt … major Heinrich Strasser
Sydney Greenstreet … Senor Ferrari
Peter Lorre … Ugarte
Madeleine LeBeau … Yvonne
Dooley Wilson … Sam





Nenhum comentário:

Postar um comentário