02 março 2014

Doutor Jivago - Filme


Doutor Jivago

A Revolução Russa de 1917 serve de cenário para a história de amor entre Yuri Jivago, um jovem médico aristocrata e Lara Antipova, uma enfermeira plebeia. Lara é filha de uma costureira russa que, viúva, apenas consegue sustentar a casa em que ambas moram graças ao dinheiro que lhe é dado periodicamente por Victor Komarovsky, um importante e inescrupuloso expoente da sociedade local. Apesar de Victor e a viúva manterem um relacionamento "secreto", o homem se encanta pela beleza da doce Lara, que contava com apenas 17 anos quando ambos se beijaram pela primeira vez na volta de uma festa.


Apesar da relação vexatória mantida entre Lara e Victor, Pascha Strelnikoff, jovem romântico e revolucionário, apaixona-se pela menina e começa a namorá-la. Enquanto a relação de Lara e Victor mostra-se destrutiva (a mãe de Lara, ao descobrir o relacionamento, tenta se matar), o namoro de Pascha e a moça se mostra uma saída sensata para ela dessa confusão, pois o moço a pede em casamento e ela aceita. Ao saber do pedido, Victor discute com Lara e a violenta, chamando-a em seguida de "vagabunda". Lara descontrola-se e invade uma festa de Natal na alta sociedade russa para tentar matar, sem sucesso, o ex-amante.


Jivago, que já havia visto Lara ao salvar sua mãe do suicídio, estava presente na festa com sua noiva, Tonya, e fica surpreso com a atitude e coragem da jovem. Apesar da impressão deixada, eles só se encontram anos mais tarde, ao serem voluntários (médico e enfermeira, respectivamente) na 1ª Guerra. A esta altura, Jivago está casado e tem um filho com Tonya, enquanto Lara procura seu marido Pascha, que sumiu durante uma missão na Guerra. Por passarem seis meses juntos em uma situação tão adversa, a aproximação dos dois é inevitável. Com o fim da Guerra, Jivago e Lara voltam para suas famílias e perdem o contato. Ao voltar para casa, Jivago se depara com a decadência da alta sociedade russa e decide fugir para o interior com sua esposa, filho e sogro.


Omar Sharif  (Alexandria, 10 de abril de 1932 - Cairo, 10 de julho de 2015) é um ator egípcio. Nascido Michel Demitri Shalhoub, mudou seu nome quando se converteu ao Islão para se casar. Trabalhou em muitos filmes produzidos em Hollywood e seu papel mais conhecido é o de protagonista em "Doutor Jivago" (Doctor Zhivago) (1965) . Foi indicado ao Óscar de melhor coadjuvante por "Lawrence da Arábia" (1962).


Julie Frances Christie (Chabua, 14 de abril de 1941) é uma atriz britânica nascida na Índia. Vencedora do Oscar, Globo de Ouro e SAG. Ficou famosa na década de 60 e continuou trabalhando em diversos filmes durante a década de 70 em grande parte em filmes com Warren Beatty, mas se afastou durante os anos 80, ficou bastante tempo trabalhando em pequenos filmes, até retornar em diversos filmes independente que reavivou sua carreira na década de 90, trazendo a ela diversos prêmios importantes.


Sir David Lean, CBE (Croydon, Surrey, 25 de março de 1908 — Londres, 16 de abril de 1991) foi um premiado cineasta britânico. Considerado um dos maiores e mais influentes diretores da história do cinema, é mais lembrado por épicos como A Ponte do Rio Kwai (1957), Lawrence da Arábia (1962), Doutor Jivago (1965) e Passagem para a Índia (1984). Seus filmes venceram um total de 28 Oscars, com Lean sendo indicado a 7 Oscars de melhor diretor, vencendo por 2 vezes.

Elenco...

Omar Sharif .... Yuri Jivago
Julie Christie .... Lara Antipova
Geraldine Chaplin .... Tonya
Rod Steiger .... Victor Komarovsky
Alec Guiness .... general Yevgraf Jivago
Tom Courtenay .... Pasha Strelnikov
Siobhan McKena .... Ana
Ralph Richardson .... Alexander Gromeko
Jeffrey Rockland .... Sasha
Tarek Sharif .... Yuri - jovem
Bernard Kay .... bolchevique
Klaus Kinski .... Kostoyed Amourski












Nenhum comentário:

Postar um comentário