02 março 2014

O Mágico de Oz - Filme


O Mágico de Oz

É um filme estadunidense de 1939, produzido pela Metro-Goldwyn-Mayer. É baseado no livro infantil homônimo de L. Frank Baum, no qual a garota Dorothy é capturada por um tornado no Kansas e levada a uma terra fantástica de bruxas, de leões covardes, de espantalhos falantes e de muito mais. Estrelado por Judy Garland, Frank Morgan, Ray Bolger, Jack Haley, Bert Lahr, Billie Burke e Margaret Hamilton.


Mesmo não sendo o primeiro filme produzido em Technicolor (como muitos acreditam), O Mágico de Oz faz um uso notável da técnica; as sequências no Kansas possuem um preto-e-branco com tons em marrom, enquanto as cenas em Oz recebem as cores do Technicolor.


A escolha do elenco para o filme foi problemática, com atores trocando de papéis repetidamente no começo das filmagens. Uma das principais trocas ocorreu com a personagem Tin Woodsman. Ray Bolger originalmente interpretaria Tin Woodsman e Buddy Ebsen seria o Espantalho. 


Ray Bolger estava insatisfeito com seu papel e convenceu o produtor Mervyn LeRoy a reescalá-lo como ( O Espantalho ). No início Ebsen não reclamou da mudança, mas nove dias depois de iniciadas as filmagens ele sofreu uma reação alérgica à maquiagem à base de alumínio. Consequentemente, Ebsen (agora em estado grave) teve que ser hospitalizado e deixou o projeto. Jack Haley ( O Homem de Lata ) assumiu o papel no dia seguinte. Desta vez a maquiagem usada foi modificada para uma pasta à base de alumínio. Ironicamente, apesar do seu acidente quase fatal com a maquiagem, Ebsen viveu mais tempo que todos os atores principais.


Judy Garland, nome artístico de Frances Ethel Gumm (Grand Rapids, 10 de junho de 1922 - Londres, 22 de junho de 1969), foi uma atriz americana considerada por muitos uma das maiores estrelas cantoras da "Era de Ouro" de Hollywood dos filmes musicais. Respeitada por sua versatilidade, ela recebeu o Óscar Juvenil, um prêmio especial em reconhecimento pela sua atuação em “O Mágico de Oz” e “Sangue de Artistas” na 12ª Edição do Óscar, que aconteceu em 1940, ganhou um Golden Globe em 1954 por “ Nasce uma Estrela”, foi a primeira mulher a receber o Prêmio Cecil B. DeMille em 1962 pelo conjunto da obra na indústria cinematográfica, bem como um prêmio Grammy Lifetime Achievement Award em 1997 e um Tony Award Especial em 1952.


Victor Lonzo Fleming (23 de fevereiro de 1889 - 6 de janeiro de 1949) foi um diretor de cinema, diretor de fotografia e produtor americano. Seus filmes mais populares foram E o Vento Levou , pelo qual ganhou um Oscar de Melhor Diretor , e O Mágico de Oz (ambos de 1939). Fleming tem esses mesmos dois filmes listados no top 10 da lista de 100 Anos... 100 Filmes do American Film Institute do American Film Institute em 2007 .


Elenco...

Judy Garland...  Dorothy Gale
Frank Morgan...  O Mágico de Oz/Professor Marvel
Ray Bolger...  Hunk/Espantalho
Bert Lahr...  Zeke/Leão Covarde
Jack Haley...  Hickory/Homem de Lata
Billie Burke... Glinda
Margaret Hamilton...  Almira Gulch/Bruxa Malvada do Oeste
Charley Grapewin...  Tio Henry
Clara Blandick...  Tia Emm





Nenhum comentário:

Postar um comentário