09 julho 2016

Chinatown - Filme


Chinatown

É um filme estadunidense de 1974, do gênero policial noir, dirigido por Roman Polanski e estrelado por Jack Nicholson e Faye Dunaway. Um detetive especializado em casos matrimoniais é contratado por uma misteriosa mulher da alta sociedade para investigar o marido dela. O homem é assassinado e ele se vê envolvido com gângsters.

Sinopse...

Na década de 1930, em meio as guerras da água na Califórnia, J.J Gittes é um detetive de Los Angeles especializado em casos matrimoniais. É contratado por Evelyn Mulwray para investigar uma suposta traição do marido, Hollis Mulwray, engenheiro-chefe da Companhia de Água e Energia de Los Angeles. Gittes descobre que Hollis mantem um relacionamento com uma moça, porém, é surpreendido quando a verdadeira Evelyn Mulwray aparece em seu escritório disposta a processá-lo. Em seguida, Hollis aparece morto em um reservatório e Gittes decide descobrir quem o enganou. Sua busca revela uma trama de desvio de fornecimento de água, aquisições de terras no Vale de São Fernando e o envolvimento de pessoas ligadas a Companhia de Água e Energia, e até do pai de Evelyn, Noah Cross.

Nicholson e Dunaway

John Joseph "Jack" Nicholson (Nova Iorque, 22 de abril de 1937) é um ator, cineasta, produtor de cinema e roteirista norte-americano. Foi indicado ao Oscar doze vezes, e ganhou o Oscar de melhor ator por duas vezes: pelos filmes “Um Estranho no Ninho” e “Melhor é Impossível”. Ele também ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante para o filme de 1983, “Laços de Ternura”. Ele está empatado com Walter Brennan e Daniel Day-Lewis para a maioria das vitórias atuando por um ator do sexo masculino (três), e segundo a Katharine Hepburn para a maioria das vitórias atuando em geral (quatro). Nicholson é bem conhecido por interpretar Jack Torrance em “O Iluminado”, Frank Costello em “Os Infiltrados” e O Coringa em “Batman”, em 1989, entre muitas outras funções.

Os personagens: J.J. Gitess e Evelyn Cross

Dorothy Faye Dunaway (Bascom, 14 de janeiro de 1941) é uma atriz norte-americana, uma das grandes estrelas do cinema nos anos 1960 e 70 e ganhou o Oscar de melhor atriz da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de 1976 por “Rede de Intrigas”. Depois de estrear nas telas num pequeno papel no filme “O Incerto Amanhã” pelas mãos do diretor Otto Preminger, Faye Dunaway conheceu o estrelato instantâneo no papel de Bonnie Parker, com o mega sucesso de público e de crítica de “Bonnie & Clyde, filme produzido e estrelado por Warren Beatty em 1967, vencedor de vários Oscars daquele ano e que a transformou numa celebridade internacional. A partir daí sua carreira entrou em contínua ascensão e no ano seguinte a levou a ser uma das atrizes mais populares de Hollywood nos anos 70, estrelando grandes sucessos como “Os Três Dias do Condor” com Robert Redford, o celebrado filme de Roman Polanski “Chinatown” com Jack Nicholson, “Os Olhos de Laura Mars” com Tommy Lee Jones.

O Cineasta Polonês Polanski

Roman Rajmund Polański (Paris, 18 de agosto de 1933) é um cineasta, produtor, roteirista, ator franco - polonês. Seu primeiro filme de longa-metragem, realizado em 1962 e falado em polonês, “A Faca na Água”, recebeu boa acolhida da crítica e o lançou numa carreira internacional dirigindo filmes em inglês e francês. Casado com a atriz francesa Emmanuelle Seigner desde 1989, entre seus principais trabalhos estão “Repulsa ao Sexo”, “O Bebê de Rosemary” e “Chinatown”.


Elenco...

Jack Nicholson... J.J. Gittes
Faye Dunaway... Evelyn Cross Mulwray
John Huston... Noah Cross
Perry Lopez... tenente Lou Escobar
John Hillerman... Russ Yelburton
Darrell Zwerling... Hollis Mulwray
Diane Ladd... Ida Sessions
Richard Bakalyan... detetive Loach
Burt Young... Curly





Nenhum comentário:

Postar um comentário