09 julho 2016

Chinatown - Filme


Chinatown é um filme estadunidense de 1974, do gênero policial noir, dirigido por Roman Polanski e estrelado por Jack Nicholson e Faye Dunaway. Um detetive especializado em casos matrimoniais é contratado por uma misteriosa mulher da alta sociedade para investigar o marido dela. O homem é assassinado e ele se vê envolvido com gângsters.

Sinopse:

Na década de 1930, em meio as guerras da água na Califórnia, J.J Gittes é um detetive de Los Angeles especializado em casos matrimoniais. É contratado por Evelyn Mulwray para investigar uma suposta traição do marido, Hollis Mulwray, engenheiro-chefe da Companhia de Água e Energia de Los Angeles. Gittes descobre que Hollis mantem um relacionamento com uma moça, porém, é surpreendido quando a verdadeira Evelyn Mulwray aparece em seu escritório disposta a processá-lo. Em seguida, Hollis aparece morto em um reservatório e Gittes decide descobrir quem o enganou. Sua busca revela uma trama de desvio de fornecimento de água, aquisições de terras no Vale de São Fernando e o envolvimento de pessoas ligadas a Companhia de Água e Energia, e até do pai de Evelyn, Noah Cross.

Nicholson e Dunaway

John Joseph "Jack" Nicholson (Nova Iorque, 22 de abril de 1937) é um ator, cineasta, produtor de cinema e roteirista norte-americano. Foi indicado ao Oscar doze vezes, e ganhou o Oscar de melhor ator por duas vezes: pelos filmes “Um Estranho no Ninho” e “Melhor é Impossível”. Ele também ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante para o filme de 1983, “Laços de Ternura”. Ele está empatado com Walter Brennan e Daniel Day-Lewis para a maioria das vitórias atuando por um ator do sexo masculino (três), e segundo a Katharine Hepburn para a maioria das vitórias atuando em geral (quatro). Nicholson é bem conhecido por interpretar Jack Torrance em “O Iluminado”, Frank Costello em “Os Infiltrados” e O Coringa em “Batman”, em 1989, entre muitas outras funções.

Os personagens: J.J. Gitess e Evelyn Cross

Dorothy Faye Dunaway (Bascom, 14 de janeiro de 1941) é uma atriz norte-americana, uma das grandes estrelas do cinema nos anos 1960 e 70 e ganhou o Oscar de melhor atriz da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de 1976 por “Rede de Intrigas”. Depois de estrear nas telas num pequeno papel no filme “O Incerto Amanhã” pelas mãos do diretor Otto Preminger, Faye Dunaway conheceu o estrelato instantâneo no papel de Bonnie Parker, com o mega sucesso de público e de crítica de “Bonnie & Clyde, filme produzido e estrelado por Warren Beatty em 1967, vencedor de vários Oscars daquele ano e que a transformou numa celebridade internacional. A partir daí sua carreira entrou em contínua ascensão e no ano seguinte a levou a ser uma das atrizes mais populares de Hollywood nos anos 70, estrelando grandes sucessos como “Os Três Dias do Condor” com Robert Redford, o celebrado filme de Roman Polanski “Chinatown” com Jack Nicholson, “Os Olhos de Laura Mars” com Tommy Lee Jones.

O Cineasta Polonês Polanski

Roman Rajmund Polański (Paris, 18 de agosto de 1933) é um cineasta, produtor, roteirista, ator franco - polonês. Seu primeiro filme de longa-metragem, realizado em 1962 e falado em polonês, “A Faca na Água”, recebeu boa acolhida da crítica e o lançou numa carreira internacional dirigindo filmes em inglês e francês. Casado com a atriz francesa Emmanuelle Seigner desde 1989, entre seus principais trabalhos estão “Repulsa ao Sexo”, “O Bebê de Rosemary” e “Chinatown”.

Minha nota para este Filme (8.5)

Vencedor de (1) Oscar pela Academia