30 setembro 2016

O Menino do Pijama Listrado - Meus Livros

Publicado em 2008

O Menino do Pijama Listrado
John Boyne

The Boy in the Striped Pyjamas (O Menino do Pijama Listrado), título no Brasil, foi escrito por John Boyne em 2008. O autor diz que escreveu a primeira versão da obra em dois dias e meio. A partir de março de 2010, o livro vendeu mais de cinco milhões de exemplares ao redor do mundo, livro muito requisitado. Em 2008 foi o livro mais vendido do ano na Espanha. Também chegou a número dois na lista de best sellers do New York Times, nos Estados Unidos, assim como no Reino Unido, Irlanda e Austrália. A história tem como pano de fundo os acontecimentos em Auschwitz, durante a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto.

Bruno e Shmuel...

*Enredo*

A história se passa durante o período do Holocausto, tendo como personagem principal, Bruno, filho de um militar alemão, que tem 8 anos e não sabe nada sobre o Holocausto e os horrores que aconteciam com os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim, perto de seus avós e a mudar-se para uma região isolada, onde ele não tem ninguém para brincar e nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixavam com frio na barriga. Em um de seus passeios Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca, que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno fica intrigado e, vai aos poucos tentando entender o mistério que ronda as atividades de seu pai. Bruno e seu amigo Shmuel, vivem diversas aventuras juntos, com um final que surpreende até para os mais preparados.

Filme de 2008

O Menino do Pijama Listrado.. é um filme de drama e guerra de 2008, uma co-produção britânico-estadunidense e dirigida por Mark Herman.

* Sinopse*

Alemanha, 1940. Bruno tem oito anos e vive com sua família em Berlim. Quando seu pai, um oficial nazista, é promovido, ele é obrigado a abandonar seus amigos e se mudar para uma região deserta onde não há nada para fazer. Um dia, o menino ignora a proibição da mãe e anda até um misterioso local cercado, onde todos usam roupas listradas. Lá, ele conhece Shmuel, um garoto de sua idade que vive do outro lado da cerca. Os dois desenvolvem uma amizade proibida, que terminará por introduzir Bruno no terrível mundo dos adultos.

O Romancista irlandês John Boyne

John Boyne (30 de abril de 1971) é um romancista irlandês. Estudou língua inglesa no Trinity College, e Literatura Criativa na Universidade de East Anglia, onde foi galardoado com o prêmio Curtis Brown. Começou a escrever histórias aos 19 anos e teve o primeiro romance publicado dez anos depois. Trabalhou em uma livraria dos 25 aos 32 anos. Boyne lançou recentemente seu sétimo romance - "The House of Special Purpose", ou O Palácio de Inverno na edição brasileira -, assim como uma quantidade de contos que foram publicados em várias antologias e transmitidos por rádio e televisão. Seus romances foram publicados em 30 idiomas. The Boy in the Striped Pyjamas (O menino do pijama listrado (título no Brasil) é um Best Seller em Nova York e uma adaptação para o cinema começou a ser filmada em abril de 2007. Boyne reside em Dublin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário