07 outubro 2016

Hannah Senesh - Personalidades

A Heroína Hannah Senesh

Hannah Szenes (muitas vezes anglicizado como Hannah Senesh ou Chanah Senesh, (17 de julho de 1921 - 07 de novembro de 1944) foi um Executivo de Operações Especiais pára-quedista (SOE). Ela foi uma das 37 pára-quedistas judeus de Mandato da Palestina pára-quedas pelo exército britânico na Iugoslávia durante a Segunda Guerra Mundial para ajudar no resgate de judeus húngaros prestes a ser deportada para o alemão campo de extermínio de Auschwitz .

Szenes foi presa na fronteira húngara, em seguida, presa e torturada, mas se recusou a revelar detalhes de sua missão. Ela acabou por ser julgada e executada por um pelotão de fuzilamento. Ela é considerada uma heroína nacional em Israel , onde a sua poesia é amplamente conhecida e a sede dos movimentos juvenis sionistas Israel Hatzeira , um kibutz e várias ruas são nomeados após ela.

Hannah Senesh, cerca de 1939

* Poemas *

"Eli, Eli," escrito em 1942, enquanto na Palestina; seu mais famoso poema.

Meu Deus, meu Deus, eu oro para que estas coisas nunca terminam, 
a areia e o mar, 
o farfalhar das águas, 
relâmpago dos céus, 
A oração do homem.

A voz chamou, e eu fui. 
Eu fui, porque a voz chamou.

"Um, dois, três", escrito em 1944 em sua cela, não muito tempo depois de ter sido capturada na Hungria.

Um - dois - três ... oito pés de comprimento 
Dois passos em frente, o resto é escuro ... 
A vida é um ponto de interrogação fugaz 
um - dois -. Três ... talvez mais uma semana 
ou no próximo mês pode ainda encontrar-me aqui, 
mas a morte, eu sinto que é muito próximo. 
Eu poderia ter sido 23 de julho próximo 
I apostou o que mais importava, os dados foram lançados. Eu perdi.

Memorial para Hannah Szenes
em Budapeste

Bem-aventurado o Jogo: A Vida e Morte de Hannah Senesh , dirigido por Roberta Grossman, é um documentário que narra os acontecimentos da vida de Hannah. Foi lançado em 2008. Um filme sobre a vida Szenes, "Guerra da Hanna" foi lançado em 1988 e dirigido por Menahem Golan . Ela foi retratada pela atriz Maruschka Detmers. Uma peça sobre Szenes intitulado "The Legend of Hannah Senesh" , da autoria de Aaron Megged, foi produzido e dirigido por Laurence Merrick no Princess Theatre, em Los Angeles, em 1964. Szenes foi jogado por Joan Huntington.

Nenhum comentário:

Postar um comentário