13 outubro 2017

Criança 44 - Meus Livros


Criança 44
Tom Rob Smith

Criança 44 (português brasileiro) ou A Criança Nº 44 (português europeu) é o romance de estreia do escritor britânico Tom Rob Smith, que narra a história do agente da KGB Liev Demidov, ao investigar uma série de horríveis assassinatos de crianças na União Soviética de Stálin.

O romance é baseado na história real do assassino em série russo Andrei Chikatilo, também conhecido como o Estripador de Rostov, que foi o responsável por 52 assassinatos na União Soviética. Além de destacar o problema da criminalidade da era soviética, em um estado onde "não há crime", o romance também explora a paranoia da época, o sistema de educação, o aparato da polícia secreta, orfanatos, a homossexualidade na URSS e o descaso com os hospitais psiquiátricos.

O livro é a primeira parte de uma trilogia. A segunda parte é chamada de "O Discurso Secreto" e também apresenta o personagem de Liev Demidov e sua esposa, Raíssa Demidova.

Baseado na história do assassino em série 
Andrei Romanovic Chikatilo:

O livro Criança 44, de Tom Rob Smith, também utiliza a história de Chikatilo como parte da trama (de fato, apenas algumas características dos homicídios e o primeiro nome do assassino coincidem, tendo Chikatilo servido apenas como referência ao personagem). No livro, "Andrei Sídorov" começa a matar crianças a fim de conseguir chamar a atenção de seu irmão, Pável, sequestrado duas décadas antes, utilizando sinais que os faziam recordar a infância.

No livro "O Homem de Palha", de Pablo L. Zorzi, o Açougueiro de Rostov é citado como um dos principais assassinos em série que toda a Europa já conheceu.

Elenco Principal:

Liev Demidov - (agente da MGB), Personagem principal
Arkadi - Irmão mais novo de Liev
Raíssa Demidova - Esposa de Liev
Vasili Nikitin - (agente da MGB), Inimigo de Liev 
General Mikhail Nesterov - Oficial da MGB
Major Kuzmin - Oficial da MGB



Tom Rob Smith (nascido em 1979 é um escritor inglês.

Seu primeiro romance, Child 44 , publicado no início de 2008, foi inspirado pelo caso da verdadeira vida de Andrei Chikatilo , que cometeu uma série de assassinatos de crianças na Rússia soviética . Foi premiado com o Dagger de aço Ian Fleming de 2008 para o melhor filme de suspense do ano pela Associação dos Escritores do Crime , nomeada na longa lista do Prêmio Man Booker de 2008 e nomeada para o Prêmio Costa Novel Novel 2010 (antigo Whitbread). Em julho de 2009, ele ganhou o Prêmio Waverton Good Read para as primeiras novelas e o Galaxy Book Award para Melhor Recém-chegado com a Criança 44. Foi traduzido para 36 idiomas e, em janeiro de 2011, Richard Madeley e Judy Finnegan o alistaram em seus Book Book 100 do livro da década. Em 2007, Ridley Scott optou pelos direitos cinematográficos .

Andrei Romanovic Chikatilo, foi um
assassino em série Russo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário