O Mestre e Margarida
(Mikhail Bulgakov)
(O mestre e Margarida) é um romance escrito pelo russo Mikhail Bulgakov. O livro tem muitas tramas, que são centradas numa visita do diabo a Moscou no início da década de 1920, em plena era stalinista.
Elenco principal:
Mikhail Aleksandrovic Berlioz - (presidente da MASSOLIT)
Ivan Nikolaevitch Poniriev - poeta
Woland - o Diabo
Stepan Bogdanovitch Likhodiev - diretor do teatro de variedades
Margarida Nikolaievna - amante do Mestre
Mestre - inquilino do hospício
Koroviev ou Fagote - assistente de Woland
Behemot (enorme gato negro) - assistente de Woland
Uma versão censurada (12% do texto fora eliminado e muitas outras partes foram modificadas) foi publicada na revista Moscou (n 11, 1966, e n1, 1967). A versão integral foi distribuída em cópias clandestinas, publicada em samizdat. A primeira versão integral foi publicada em Frankfurt, em 1973, pela editora Posev.
Algumas das tramas do livro já haviam aparecido em contos de Bulgakov. O Museu Bulgákov, em Moscou, foi vandalizado em 22 de dezembro de 2006, por fanáticos religiosos que alegavam ser O Mestre e Margarida um romance satanista.
"Referências citadas no livro"
O romance é fortemente influenciado pelo Fausto, tanto o de Goethe como pela ópera de Charles Gounod.
Gógol e Tolstói influenciaram muito o estilo. Há também uma referência explícita à casa de Oblonski, personagem de "Anna Kariênina". "O Grande Inquisidor", capítulo de "Os Irmãos Karamazov" de Dostoiévski influenciou a conversa entre Pôncio Pilatos e Jesus de Nazaré. O tema do diabo expondo a sociedade foi inspirado em "O Demônio Aleijado "(1641), romance do espanhol Luis Vélez de Guevara, adaptado para o século XVIII pelo francês Lesage.
Woland ou Voland é uma variante alemã para diabo, utilizada nos originais do Fausto de Goethe. Abaddon é um demônio cujo nome significa destruição.
Azazello vem de Azazel, nome hebraico que significa "a força de Deus". Vários mitos o colocam como senhor das cabras. Azazel foi traduzido como "bode expiatório" na Bíblia do Rei James. Bieguemot é um mostro bíblico que muitos identificam com o hipopótamo.
"Influências na cultura"
O livro Os Versos Satânicos, de Salman Rushdie.
A música "Sympathy for the Devil", dos Rolling Stones.
A canção "Pilate" do Pearl Jam.
A música "Love and Destroy" da banda Franz Ferdinand é baseada no momento em que Margarida voa sobre Moscou.
O compositor alemão York Höller compôs a ópera Der Meister und Margarita, que foi apresentada em 1989 na ópera de Paris e saiu em CD em 2000.
![]() |
O Escritor Russo Bulgákov |
Mikhail Afanásievitch Bulgákov (15 de maio de 1891, Kiev – 10 de março de 1940, Moscou) foi um escritor e dramaturgo russo da primeira metade do século XX. Seus trabalhos mais conhecidos são o romance "O Mestre e Margarida" (publicado postumamente em 1966 e 1967) e a novela satírica "Coração de Cão" (1925, publicado na Rússia apenas em 1987), na qual critica o sistema social comunista.
O Mestre e Margarita no teatro, em Moscou, com Vladimir Filatov (Mestre) e Tatiana Konovalova (Margarida) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário