22 junho 2019

Prisioneiro B-3087 - Meus Livros


Prisioneiro B-3087
(Alan Gratz)

Este livro é baseado na vida de Ruth e Jack Gruener. Em 1939, aos 10 anos, Yanek Gruener assiste à invasão da Polônia pelo exército alemão, estopim da Segunda Guerra Mundial. Do início ao fim do conflito, o garoto passa por dez campos de concentração e enfrenta viagens em vagões de gado. Faminto, sujo e subjugado, ele é um exemplo de perseverança. Sua jornada é contada neste tocante relato.

Ruth e Jack Gruener em conferência...

Sinopse:

Em 1939, aos 10 anos, Yanek Gruener testemunha o acontecimento que mudaria sua vida para sempre - a invasão da Polônia pelo exército alemão, estopim da Segunda Guerra Mundial. O menino é então aprisionado em seu bairro, agora transformado num gueto judeu, cercado por muros intransponíveis. Mas esses foram os melhores dias... Do início da guerra até seu fim em 1945, Yanek viveu o horror do Holocausto. Passou por dez campos de concentração diferentes, enfrentou viagens em vagões de transporte de gado em condições chocantes e duas vezes marchou por estradas intermináveis. Mal alimentado, sujo, subjugado, Yanek é, mais do que tudo, um exemplo de perseverança e vontade de viver. Sua jornada, contada décadas depois, é um tocante depoimento histórico que não pode jamais ser esquecido.

Gueto de Cracóvia... Polônia 1939

Elenco Principal:

Yanek Gruener - protagonista
Moshe - tio de Yanek
Gizela - tia de Yanek
Zytka - filha de Moshe e Gizela
Mina - mãe de Yanek
Oskar - pai de Yanek
Fela e Abraham - tios padeiros de Yanek
Laski, Rosenblum e Brotman - famílias acolhidas pelos Gruener
Immerglick - senhora ranzinza que morava na frente do apartamento de Yanek
Tatarka - idoso que morava em outro andar do prédio de Yanek
Thomas e Isaac - garotos do mesmo barracão de Yanek em Plaszóvia
Amon Göth - comandante cruel do campo de concentração de Plaszóvia
Fred - amigo no campo de concentração Auschwitz
Lua Cheia - assassino antes da guerra, designado como Kapo pelos nazistas

Trecho do Livro:

"Era tarde demais. Os alemães já tinham chegado. Se eu soubesse então o que sei agora, teria corrido. Não teria parado para fazer uma mala, despedir-me dos amigos ou mesmo desligar meu projetor. Nenhum de nós teria. Teríamos fugido para o bosque nos arredores da cidade sem nunca olhar para trás. Mas não fugimos. Ficamos ali, no apartamento de minha família, ouvindo a rádio e vendo o céu sobre Cracóvia escurecer enquanto os alemães vinham para nos matar". 


Alan Michael Gratz (nascido em 27 de janeiro de 1972) é autor de 14 romances para jovens adultos, incluindo o "Prisioneiro B-3087" , Código de Honra e Refugiado . Gratz atualmente mora no oeste da Carolina do Norte.
Gratz nasceu em Knoxville, Tennessee . Ele é bacharel em Escrita Criativa e mestre em Educação em Inglês, ambos pela Universidade do Tennessee , em Knoxville.

Nenhum comentário:

Postar um comentário