Resistência
(Affinity Konar)
Todos sabem que a Segunda Guerra Mundial foi um acontecimento muito ruim em diversos cenários. Por conta desse peso que a guerra trouxe a todos, muitas narrativas ainda são construídas a partir desse momento histórico. “Resistência” de Affinity Konar foi lançado no Brasil em março.
Elenco Principal:
Tio - Josef Mengele
Stasha e Pearl - Gêmeas (protagonistas)
Pai dos Gêmeos - responsável por supervisionar todos os gêmeos do campo
Dra. Elma - enfermeira assistente de Mengele
Dra. Miri - médica Judia
Peter - interno, amigo de Pearl
Feliks ou "Paciente" - interno, amigo de Stasha
![]() |
Eva (à direita) e Miriam, em 1949. |
Mesmo que você nunca tenha lido histórias sobre o holocausto, com certeza deve saber o quão tenso era viver nessa época. O livro traz uma narrativa sob os olhos das irmãs gêmeas Stasha e Pearl que foram um dos experimentos do Doutor Mengele. A narrativa é baseada em fatos reais, portanto, estejam cientes que as irmãs existiram e resistiram a muitas coisas.
Gêmeos eram considerados “experimentos científicos” para os nazistas. Quando iam para os campos de concentração, além de serem separados das famílias, eram separados das outras crianças.
![]() |
Josef Mengele e suas cobaias. |
Stasha e Pearl ficaram nessa parte do campo de concentração destinado a gemelares. Conheceram vários outros gêmeos e também apenas um dos pares, pois o outro já havia sido separado. Ali começaram a alienação quanto aos experimentos. Elas acreditavam que sendo obedientes, poderiam livrar sua mãe e seu avó das torturas. No entanto, percebem o quão ruim é ser cuidada pelo “tio”. Muitas crianças morreram nesses experimentos e muitas sobreviveram com sequelas.
![]() |
Mengele e seus experimentos com gêmeos... |
Vale ressaltar que a história não saiu da imaginação de Affinity Konar, os experimentos com gêmeos aconteceram, são fatos históricos reais e muitos torturadores foram condenados. No fim do livro, nas notas da autora, ela revela o tanto de referências que teve para escrever esse romance.
![]() | ||||
|
Josef Mengele - (Günzburg, 16 de março de 1911 – Bertioga, 7 de fevereiro de 1979) foi um oficial alemão da Schutzstaffel (SS) e médico no campo de concentração de Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial. Mengele foi um notório membro da equipe de médicos responsáveis pela seleção das vítimas a serem mortas nas câmaras de gás e por realizar experimentos humanos mortíferos em prisioneiros. Os que chegavam e eram considerados aptos a trabalhar eram admitidos no campo e os que eram considerados incapazes de trabalhar eram imediatamente mortos nas câmaras de gás. Mengele deixou Auschwitz em 17 de janeiro de 1945, pouco antes da chegada das tropas liberadoras do Exército Vermelho da União Soviética. Depois da guerra fugiu para a América do Sul, onde evitou a captura pelo resto de sua vida.
Trecho do Livro:
"Tarde da noite, quando Pearl dormia profundamente, com a consciência a uma distância segura da minha, eu pensava naqueles minúsculos pedaços de mim e imaginava se nossos sentimentos permaneciam neles, apesar de serem meras partículas. Imaginava se os pedaços se detestavam por participarem daquelas experiências. Achava que sim. E desejava dizer para eles que não tinham culpa, que não era uma colaboração voluntária, que tinham sido sequestrados, coagidos, que tinham sofrido isso. Mas então entendi que tinha pouca influência sobre esses pedaços - depois de serem tirados, só atendiam à natureza e à ciência, e ao homem que dizia ser nosso Tio. Não podia fazer nada pelo bem desses numerosos e minúsculos pedaços."
![]() |
A Escritora Polaca Affinity Konar... |
A autora: Affinity Konar foi criada na Califórnia e é Mestre em Artes e Ficção pela Columbia University. Ela já trabalhou como tutora, copidesque e editora de livros educacionais infantis. Ela vive em Los Angeles com seu cachorro, Linus. "Resistência" é seu primeiro romance.
Nenhum comentário:
Postar um comentário