24 janeiro 2023

A Mulher da Areia - Filmes

 





O entomologista Niki Jumpei vê-se preso em uma cabana no fundo de enorme poço de areia. A princípio aterrorizado e desesperado, descobre que junto com ele encontra-se também uma bela viúva. Aos poucos, cresce a atração entre eles, e os temores de Niki dão lugar a uma felicidade edipiana.



A Mulher da Areia é um filme japonês de 1964 dirigido por Hiroshi Teshigahara. O roteiro do filme foi adaptado do romance homônimo de 1962 do escritor Kobo Abe. O filme ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes de 1964, o que é um fato incomum para um filme de vanguarda, sendo indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro no mesmo ano. Em 1965, Teshigahara foi indicado ao Oscar de melhor diretor. O filme faz parte da lista dos 1000 melhores filmes de todos os tempos do The New York Times.




Marco do cinema de arte da década de 1960, o filme causou um forte impacto no Ocidente pela ousadia das imagens e enormes closes. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas distinguiu-o com duas indicações ao Oscar, uma delas de Melhor Diretor. No Festival de Cannes, "Suna no Onna" recebeu o Prêmio Especial do Júri, além de ter sido um dos concorrentes à Palma de Ouro. O filme abocanhou também vários outros prêmios em seu país de origem.



Hiroshi Teshigahara (Teshigahara Hiroshi , 28 de janeiro de 1927 - 14 de abril de 2001) foi um cineasta de vanguarda japonês e artista da era da Nova Vaga japonesa. Ele é mais conhecido pelo filme Woman in the Dunes de 1964 . Ele também é conhecido por dirigir outros títulos como The Face of Another (1966), Natsu No Heitai ( Summer Soldiers , 1972) e Pitfall (1962), que foi a estreia de Teshigahara na direção. Ele foi chamado de "um dos diretores japoneses mais aclamados de todos os tempos". Teshigahara é a primeira pessoa de ascendência asiática a ser indicada para o Oscar de Melhor Diretor , conquistando-o em 1964 por seu trabalho em Woman in the Dunes .



Eiji Okada..  Niki Jumpei
Kyôko Kishida..  Mulher da areia
Hiroko Ito..  Esposa de Jumpei
Koji Mitsui....
Sen Yano....
Ginzô Sekiguchi....
Hideo Kanze....





Nenhum comentário:

Postar um comentário