24 janeiro 2023

Era Uma Vez em Tóquio - Filme

 





 Um casal de idosos deixa sua filha no campo para visitar os outros filhos em Tóquio, cidade que eles nunca tinham ido. Porém os filhos os recebem com indiferença, e estão sempre muito atarefados para terem tempo para os pais. Apenas a nora deles, que perdeu o marido na guerra, parece dar atenção aos dois. Quando a mãe fica doente, os filhos vão visitá-la junto com a nora, e complexos sentimentos são revelados.



Era Uma Vez em Tóquio (1953).. é um filme japonês de 1953 dirigido por Yasujiro Ozu. Conta a história de um casal de idosos que viaja para Tóquio para visitar seus filhos adultos. No filme, o comportamento dos filhos deles, ocupados demais para prestar atenção nos pais, é contrastado com o da nora viúva deles, que os trata com carinho. É considerado a obra-prima de Ozu, tendo aparecido diversas vezes nas listas de melhores filmes de todos os tempos do British Film Institute. Também aparece na lista da revista Bravo na 19ª posição.



O roteiro foi desenvolvido por Yasujiro Ozu e seu colaborador frequente Kōgo Noda em 103 numa pousada de campo em Chigasaki. Em seguida a dupla, junto com o fotógrafo Yūharu Atsuta, procurou por locações para as filmagens em Tóquio e Onomichi por cerca de um mês antes de começar as filmagens. O filme foi filmado e editado entre julho e outubro de 1953. Na produção, Ozu utilizou a mesma equipe técnica e os mesmos atores com os quais havia trabalhado por anos.


Como todos os filmes sonoros de Ozu, o ritmo de Tōkyō Monogatari é lento; mesmo assim, esse ritmo o tornou um sucesso no Japão. Eventos importantes não são mostrados na tela, apenas revelados mais tarde através do diálogo. Por exemplo, as viagens de trem não são mostradas. Um estilo de filmagem peculiar é utilizado no filme, no qual a altura da câmera é baixa e ela quase não se move; o crítico de cinema Roger Ebert observou que a câmera só se move uma vez durante todo o filme, o que é "mais do que comum" para um filme de Ozu.


Yasujirō Ozu (Tóquio, 12 de dezembro de 1903 — Tóquio, 12 de dezembro de 1963) foi um diretor de cinema e roteirista japonês. Ele começou sua carreira durante a era do cinema mudo. Ozu fez cinquenta e três filmes: vinte e seis em seus primeiros cinco anos como diretor, e todos apenas três para o estúdio Shochiku. Ozu primeiro fez uma série de comédias curtas, antes de voltar a temas mais sérios na década de 1930.

Suas obras pendentes incluem Banshun (1949), Bakushū (1951), Tōkyō Monogatari (1953), e Ukigusa (1959). Ele fez grande uso de reticências, onde muitos eventos não são representados visualmente, e também usou um estilo de cinema em que a câmera raramente se move e é geralmente posicionada abaixo do nível dos olhos dos atores.


 Chishu Ryu..   Shukishi Hirayama
 Setsuko Hara..   Noriko Hirayama
 Chieko Higashiyama..   Tomi Hirayama
 Kyôko Kagawa..   Kyoko Hirayama
 Eijirô Tono..    Sanpei Numata
 Haruko Sugimura..   Shige Kaneko
 Sô Yamamura..   Koichi Hirayama
 Kuniko Miyake..   Fumiko Hirayama




Nenhum comentário:

Postar um comentário