03 agosto 2013

Amadeus – Filme


Amadeus é um filme estadunidense de 1984, do gênero drama biográfico dirigido por Milos Forman e com roteiro de Peter Shaffer. O roteiro é baseado na peça homônima do próprio Shaffer, livremente inspirado nas vidas dos compositores Wolfgang Amadeus Mozart e Antonio Salieri, que viveram em Viena, na Áustria, durante a segunda metade do século XVIII. O filme foi indicado para 53 prêmios, e recebeu 40, incluindo oito Oscars (entre eles o de melhor filme), quatro prêmios BAFTA, quatro Globos de Ouro e um prêmio DGA. Em 1998, Amadeus foi classificado como o 53º melhor filme dos Estados Unidos pelo American Film Institute.


Fahrid Murray Abraham (Pittsburgh, 24 de outubro de 1939) é um ator estadunidense vencedor do Oscar pelo seu trabalho no filme "Amadeus". Desde então, ele participou de muitos outros filmes, programas de televisão e, principalmente, de peças de teatro. Também teve um importante papel no filme "Scarface" como Omar Suarez e como o Inquisidor ao lado de Sean Connery em "O Nome da Rosa". Tendo trabalhado também em "Encontrando Forrester", de Gus Van Sant e "Poderosa Afrodite" de Woody Allen.


Thomas Edward Hulce, mais conhecido como Tom Hulce (Whitewater, 6 de dezembro de 1953) é um ator estadunidense, que ganhou fama no filme "Amadeus", de Milos Forman. Com sua interpretação do compositor erudito austríaco Wolfgang Amadeus Mozart recebeu uma indicação ao Oscar de melhor ator em 1984 e obteve o "David".


Wolfgang Amadeus Mozart (Salzburgo, 27 de janeiro de 1756 – Viena, 5 de dezembro de 1791) foi um prolífico e influente compositor austríaco do período clássico. Mozart mostrou uma habilidade musical prodigiosa desde sua infância. Já competente nos instrumentos de teclado e no violino, começou a compor aos cinco anos de idade, e passou a se apresentar para a realeza europeia, maravilhando a todos com seu talento precoce. Chegando à adolescência, foi contratado como músico da corte em Salzburgo, porém as limitações da vida musical na cidade o impeliram a buscar um novo cargo em outras cortes, mas sem sucesso. Ao visitar Viena em 1781 com seu patrão, desentendeu-se com ele e solicitou demissão, optando por ficar na capital, onde, ao longo do resto de sua vida, conquistou fama, porém pouca estabilidade financeira. Seus últimos anos viram surgir algumas de suas sinfonias, concertos e óperas mais conhecidos, além de seu Réquiem  As circunstâncias de sua morte prematura deram origem a diversas lendas. Deixou uma esposa, Constanze, e dois filhos.


Antonio Salieri (Legnago, 18 de agosto de 1750 – Viena, 7 de maio de 1825), foi um compositor operístico italiano. Foi compositor oficial da Corte de José II, Arquiduque da Áustria. Sua música foi bastante conhecida na sua época. As lendas a respeito do seu relacionamento com Wolfgang Amadeus Mozart, com quem conviveu em Viena até a morte deste, foram criadas pela peça de teatro de Peter Shaffer, adaptada para o cinema, sob direção de Milos Forman, com o título Amadeus. O filme, vencedor de oito Óscares, em 1984, retrata um Salieri invejoso do gênio de Mozart, ao mesmo tempo admirador e que possui um bom talento musical. Tal imagem é resultante da liberdade ficcional dos realizadores, não correspondendo à figura histórica do compositor.


Jan Tomás Forman (Cáslav, 18 de fevereiro de 1932), mais conhecido como Milos Forman, é um premiado cineasta, ator e roteirista checo. Mudou-se para os Estados Unidos em 1968 e possui, desde 1977, a nacionalidade estado-unidense. Dois de seus filmes, "Um Estranho no Ninho" e "Amadeus", estão entre os mais célebres filmes da história do cinema, e lhe deram o Oscar de melhor diretor. Ele também foi nomeado para o mesmo prêmio por "O Povo contra Larry Flynt". Ele também ganhou o Globo de Ouro, Cannes, BAFTA, Cesar, David di Donatello, e vários outros prêmios.


Minha nota para este Filme é ( 9.0 )

Prêmios:





Nenhum comentário:

Postar um comentário